O que é compostagem?

A compostagem é a reciclagem dos resíduos orgânicos, através da qual estes resíduos são transformados em adubo. É um processo biológico que acelera a decomposição do material orgânico, tendo como produto final o composto orgânico, que é o termo correto para o adubo produzido. A degradação de material orgânico ocorre naturalmente no ambiente. Ou melhor, deveria ocorrer. Infelizmente quase a totalidade dos resíduos orgânicos gerados no Brasil hoje (o que corresponde a mais da metade de todos os resíduos gerado por nós), sofrem o soterramento nos aterros e lixões, impossibilitando sua biodegradação.

 

O termo compostagem diz respeito à decomposição natural citada anteriormente, associada à manipulação deste material pelo homem, que através da observação e estudo do que acontecia na natureza, desenvolveu técnicas para acelerar esse processo, como o controle da aeração, umidade e temperatura.

A compostagem pode ser feita por minhocas (vermicompostagem) ou por microrganismos, como fungos e bactérias. As duas técnicas são muito eficientes na degradação de matéria orgânica, permitindo a transformação dos restos orgânicos (sobras de frutas, verduras, legumes e alimentos em geral, podas de jardim, serragem, etc) em adubo ou composto orgânico. 

A compostagem é uma forma viável e responsável de recuperar os nutrientes das sobras do dia a dia e levá-los de volta ao ciclo natural, enriquecendo o solo para agricultura ou jardinagem. Além disso, ela evita o acúmulo destes resíduos nos lixões e aterros, onde geram mau cheiro e poluição através da liberação de gás metano (gás de efeito estufa 23 vezes mais destrutivo que o gás carbônico) e chorume (líquido que contamina o solo e as águas).

O Ciclo Limpo, com a colaboração dos nossos parceiros, destinou até o momento quase 100 toneladas de resíduos orgânicos provenientes de domicílios e estabelecimentos comerciais para compostagem, os quais geraram mais de 25 toneladas de composto orgânico, evitando as emissões de mais de 75 toneladas de gases de efeito estufa.

Destine seus resíduos orgânicos para a compostagem e contribua para um planeta mais limpo e sustentável. Nós podemos ajudar.

FECHE O CICLO COM A GENTE. PEÇA O SEU BALDE.

TEXTO: João Paulo Garcia Silva Farias

FOTOGRAFIA: Flávio Kenji

 

Fotografia: @estudioflaviokenji