O que eu devo fazer no dia da coleta dos meus resíduos orgânicos?

Quando você recebe seu balde do Ciclo Limpo em casa para começar a separar seus resíduos orgânicos, a gente combina o dia da semana em que faremos sua coleta. Será sempre no mesmo dia da semana, que deve ser um dia diferente da coleta convencional (“lixo comum”) ou minimamente num período diferente. A gente também combina o período em que será realizada a sua coleta (manhã ou tarde).

A gente não consegue precisar o horário, pois conforme entram novos participantes, estes são encaixados no nosso roteiro, e sua coleta poderá acontecer um pouco mais cedo ou um pouco mais tarde. E cada vez mais pessoas estão participando deste ciclo com a gente. Mas a gente consegue dar uma boa estimativa de horário, caso essa informação seja importante para você. 

As coletas podem ser realizadas 1 x / semana (Plano Semanal) ou a cada 15 dias (Plano Quinzenal). O que define o pacote a ser escolhido é a quantidade de resíduos orgânicos que você e sua família geram.

 

O Plano Quinzenal é sugerido para casas com até 2 pessoas e que gerem pouco resíduo, o que significa comer pouco em casa, não cozinhar muitas vezes na semana, comer pouca salada e frutas. Caso contrário, seu Plano deve ser o Semanal. 

É importante salientar que o primeiro mês é um período de adaptação, assim, o plano pode ser alterado a qualquer momento para atender à sua demanda da melhor forma. Conte com a gente para ajudar você a entender melhor qual o seu plano ideal. 

Ao longo da semana (ou da quinzena), você deve acondicionar todos os seus resíduos orgânicos no balde (você pode ver as dicas e orientações de como usar o seu balde na nossa postagem anterior “Conheça melhor o balde do ciclo limpo e saiba como utilizá-lo”). No dia combinado para a sua coleta, você fecha o saco com os resíduos e coloca na sua lixeira. O balde fica na sua casa. Assim que fizermos a coleta, deixamos um saco novo na caixa de correio. 

É simples, prático e sustentável. Dê o destino correto para os seus resíduos. 

FECHE O CICLO. PEÇA O SEU BALDE.

TEXTO: Julio Ruffin Pinhel