A importância de saber a quantidade de resíduos orgânicos coletada

Saber a quantidade de resíduos orgânicos que está sendo coletada é importante por alguns motivos: 

1. Nosso processo de compostagem é feito pelo método de pilhas. Para a montagem de cada pilha, precisamos saber quantos quilos de resíduos serão colocados para colocarmos a proporção correta de matéria seca (na compostagem, é preciso ao menos 2 tipos de materiais: um que seja fonte de nitrogênio – neste caso são os resíduos orgânicos, e outro que seja fonte de carbono – neste caso são as “matérias secas”, como folhas secas, aparas de grama, serragem, entre outros). Para um bom processo de compostagem, estes materiais precisam ser colocados na proporção adequada (acompanhe nossas próximas postagens pois detalharemos como nós fazemos a compostagem); 

 

2. Quando nós sabemos quantas toneladas de resíduos orgânicos estão sendo compostados, nós conseguimos saber quantas toneladas de composto orgânico está sendo produzida e que retornará ao solo, e também saber quantas toneladas de gases de efeito estufa estão deixando de ser emitidas para a atmosfera. Ou seja, nós conseguimos medir quantitativamente os impactos positivos da destinação adequada; 

3. Nosso veículo coletor (a “kombosa” da compostagem) tem uma capacidade máxima de carga de 1 tonelada. Precisamos sempre respeitar este limite, pois além de preservarmos as questões mecânicas, rodar com ela dentro de sua capacidade causa impactos ambientais menores, por exemplo, gastando menos combustível.

 Por fazer a pesagem a cada ponto de coleta, nós sabemos quantos quilos foram gerados em cada residência ou estabelecimento comercial. E já que temos essa informação, nada mais justo do que devolvê-la para cada participante. Assim, cada cliente recebe um relatório mensal de impactos positivos da sua residência ou estabelecimento.

 Dessa forma, todos ficam sabendo o que está sendo feito com seus resíduos orgânicos, entendem a importância da destinação adequada e se engajam cada vez mais na boa gestão dos seus resíduos, entendendo que são parte efetiva na preservação do meio ambiente.

 Você sabe a quantidade de resíduos que gera na sua casa? Você sabe para onde está indo e o que está sendo feito com os seus resíduos hoje?

 Feche o ciclo. Peça o seu balde. Com a gente, você fica sabendo disso tudo e pode dormir em paz!  

 

FOTOGRAFIA: Flávio Kenji

 TEXTO: Julio Ruffin Pinhel